Índice deste artigo:

Transtorno alimentar em homensOs homens hoje se preocupam com a aparência física tanto quanto as mulheres?

Essa é uma informação que ainda vem sendo quantificada. Nos nossos dias, o corpo masculino está se tornando mais evidente na sociedade, seja por conta da mídia, seja por conta da cultura do fisiculturismo, dentre outros fatores. Além disso, as mulheres já não escolhem exclusivamente seu parceiro pela sua condição socioeconômica, mas também pelo seu aspecto corporal. Observa-se então que, nos últimos 30 anos, os homens estão sendo pressionados a possuir um padrão de corpo ideal (e muitas vezes inatingível naturalmente) da mesma maneira que as mulheres sofrem há mais tempo.

Esse fenômeno pode ser evidenciado por alguns estudos que demonstram que os indivíduos do sexo masculino estão insatisfeitos com sua forma física em proporções significativas, como 69% em uma amostra de adolescentes masculinos. Já um trabalho envolvendo homens franceses, austríacos e estadunidenses evidenciou que os mesmos desejavam um corpo em média 14 kg mais musculoso do que eles possuíam. Os pesquisadores também observam um maior envolvimento dos rapazes em dieta, tanto por motivos de saúde quanto por questões estéticas.

Entretanto, é importante sinalizar que a maioria dos homens ainda esconde o mal-estar em relação ao seu corpo, já que a nossa cultura não permite que eles se preocupem com sua forma física, como ocorre com as mulheres. Logo, é bem provável que boa parte dos dados obtidos sobre o assunto esteja subestimada.

Publicidade