Índice deste artigo:

bebe-mamadeira-bisfenol

Após ser aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) em 2010, o projeto do senador Gim Argello (PTB-DF), que proíbe a comercialização ou distribuição gratuita de mamadeiras e chupetas que contenham a substância química Bisfenol-A, será colocado em prática em Piracicaba, interior de São Paulo.

A cidade, que é a primeira a proibir o ato, seguirá os passos de países como Canadá, Costa Rica e Dinamarca, que vetam a substância na fabricação de produtos que armazenam alimentos e bebidas e são destinados a crianças. O projeto concede aos fabricantes, distribuidores e comerciantes um prazo de 120 dias para se adequarem à proibição.

O Bisfenol-A é uma substância usada na fabricação de plástico e resinas. Ele produz materiais chamados policarbonatos, que possuem a capacidade de se moldar quando aquecidos e, por isso, são úteis para a indústria. Mas estudos demonstram que ele pode causar problemas à saúde.

 

O pediatra Jairo Len explica quais são os malefícios que essa substância pode causar à saúde da criança. Confira abaixo.

Publicidade