Índice deste artigo:

pais-com-bebes-gemeos

Como ocorre a gestação múltipla? Algumas mulheres têm naturalmente mais chances de ter gravidez múltipla do que outras?

A gestação múltipla ocorre de duas maneiras: dois ou mais óvulos fecundados por diferentes espermatozoides, dando origem a gêmeos geneticamente diferentes, conhecidos como dizigóticos ou bivitelinos; ou um único óvulo fecundado por um espermatozoide, que acaba se dividindo em dois ou mais embriões que darão origem aos chamados gêmeos monozigóticos, idênticos, ou univitelinos.

Dependendo do tempo que leva para ocorrer essa divisão do ovo, teremos o número de placentas e membranas, sendo possível assim existir gêmeos idênticos cada um com a sua placenta. Aproximadamente um terço de todos os gêmeos é idêntico.

Os gêmeos idênticos (monozigóticos) possuem frequência constante na população, ou seja, não existem fatores que aumentem suas chances em determinada população. No caso dos gêmeos diferentes (dizigóticos), existem algumas mulheres que naturalmente têm maior chance de produzir mais de um óvulo por ciclo. Entre os fatores mais relacionados a essa superovulação natural estão: as gestações cada vez mais tardias, com mulheres de idade materna mais avançada (acima dos 35 anos implica em 3 vezes mais chances), influências genéticas por parte materna, mulheres afrodescendentes, mulheres mais altas e pesadas e aquelas que engravidam logo no primeiro ciclo após parar a pílula anticoncepcional. Entretanto, o principal fator relacionado ao aumento das gestações gemelares nos últimos 20 anos e o principal fator de risco para tal é o uso cada vez mais frequente das técnicas de reprodução assistida.

 

Por que mulheres que fazem tratamento de gravidez têm mais chances de ter gravidez múltipla?

Nos casos dos casais inférteis que se submetem aos tratamentos de reprodução assistida, alguns fatores fazem com que ocorra esse aumento: uso de medicações indutoras de ovulação; manipulação dos embriões em laboratório, que parece também aumentar as chances das gestações gemelares monozigóticas; e especialmente a transferência de múltiplos embriões por tentativa. Mesmo nas mãos de bons profissionais dessa área, existe uma maior chance e por isso todo cuidado é pouco.

Publicidade