Índice deste artigo:

mulher-secando-cabelo-com-secador

Durante a gravidez, pode-se fazer o uso de tintura no cabelo?

As tinturas para cabelo são fonte de constante preocupação para gestantes, pois são compostas por inúmeros produtos e não recomendadas pelos fabricantes. Aparentemente a sua absorção pelo organismo é muito pequena e ainda não existem relatos associando uso de tinturas de cabelo a um aumento na taxa de malformações nos bebês expostos.

Normalmente a absorção de substâncias pelo couro cabeludo é baixa, entretanto, caso esteja ele danificado ou ferido, a absorção pode ser elevada. Também é importante utilizar produtos de marcas confiáveis, verificando se a tintura utilizada possui chumbo em sua composição, que é uma substância potencialmente prejudicial ao bebê.

Outra recomendação importante para diminuir a exposição da gestante é que o produto seja aplicado por um profissional e em local ventilado.

Em um estudo realizado com gestantes expostas a tinturas para cabelo e produtos para permanente a partir de consultas realizadas no Serviço de Informações sobre Agentes Teratogênicos (SIAT) de Porto Alegre, não se observou aumento de malformações nos bebês dessas mães quando comparados ao grupo de filhos de gestantes que não utilizaram qualquer tratamento capilar.

Publicidade