Índice deste artigo:

Escova Progressiva: Geralmente, o principal ingrediente da escova progressiva é o formol. Estudos avaliando o uso de formol durante a gestação de animais não entram em consenso com relação à segurança, enquanto que em humanos os relatos são limitados e, na maioria das vezes, relacionados a cabeleireiras, que têm exposição muito maior do que as usuárias eventuais. Nesses casos, não se observaram malformações nos bebês das profissionais expostas.

Entretanto, o formol é um composto químico considerado cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde. Absorvido por inalação e principalmente quando em exposição prolongada, o formol tem a propriedade de aumentar o risco de aparecimento de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça. Quanto maior for a concentração e a frequência de uso do formol, maior será a quantidade de gás inalado, maior será o contato com a pele e consequentemente maior será o perigo, tanto para os profissionais que aplicam o produto quanto para os usuários.

Além disso, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o formol é uma matéria-prima com uso permitido em cosméticos nas funções de conservante (limite máximo de uso permitido 0,2% - Resolução 162/01) e como agente endurecedor de unhas (limite máximo de uso permitido 5% - Resolução 79/00 Anexo V). Sabe-se também que a agência não tem registrado produtos chamados “alisantes capilares” que contenham formol em sua fórmula. Segundo a agência, o formol não funciona como alisante nas concentrações permitidas. Assim, recomenda-se que a exposição ao formol durante a gravidez seja limitada ao mínimo possível, e que a manipulação da substância seja feita sempre em local ventilado.

De uma maneira geral, as exposições na gestação (farmacológicas ou não) obedecem a uma relação de risco-benefício, ou seja, às vezes é necessário correr um pequeno risco para evitar outros riscos maiores, como no caso de medicamentos para tratar doenças crônicas. Por outro lado, devem-se evitar riscos desnecessários. 

Publicidade