Índice deste artigo:

gravidez depois dos 40 anos

Por que gravidez depois dos 40 é considerada tardia?

Ela é considerada tardia pois do ponto de vista "obstétrico", e não cronológico, a mulher com essa idade tem uma menor capacidade reprodutiva e um risco obstétrico aumentado. Na obstetrícia chamamos de Idade Materna Avançada.

 

Quais riscos podem surgir depois dessa idade?

Mulheres que engravidam após os 40 anos (alguns consideram acima dos 35 anos) possuem risco aumentado de hipertensão arterial e diabetes mellitus, que são doenças que têm maior prevalência com o avançar da idade. Além disso, na gravidez elas têm risco aumentado de desenvolver rotura prematura de membrana ("romper a bolsa amniótica"), malformações congênitas, problemas no trabalho de parto, parto prematuro, hemorragia pós-parto, etc.

 

A mulher com mais de 40 que pensa em engravidar deve procurar um ginecologista para ter mais informações e orientações sobre o assunto?

Sem dúvida, isso é fundamental. A mulher com idade materna avançada precisa ser orientada e prevenida sobre todos os riscos que uma gravidez nessa idade irá envolver, assim como é indispensável iniciar ações que diminuem esses riscos preexistentes. Outro fato importante é que, devido ao maior risco de malformações, essas mulheres têm indicação de realizar um aconselhamento genético antes de engravidarem.

Publicidade