Índice deste artigo:

Yoga Pré-Natal: um aliado do corpo e da mente das futuras mamães

O Yoga, técnica milenar de exercícios que envolvem o corpo e a mente, pode ser um aliado das gestantes. Saiba por que com a instrutora de Yoga Adriana Vieira.

 

O que é o Yoga Pré-Natal?

O Yoga Pré-Natal é uma adaptação das aulas de Hatha Yoga para essa fase gestacional, que requer alguns cuidados especiais. Visa proporcionar física e mentalmente mais força, vigor e autoconhecimento.

Melhora a respiração, a condição física geral, prepara mentalmente a mulher para ser mãe, traz consciência corporal, autoestima e muita atenção e concentração, necessárias para a hora "H", o parto em si. Traz de volta sua conexão com seu lado intuitivo, também muito necessário durante o trabalho de parto.

Durante as aulas de Yoga Pré-Natal praticamos os ássanas (posturas de yoga), pranayamas (exercícios respiratórios) e yoga nidrá (relaxamento profundo), tudo isso para amenizar incômodos que podem surgir nessa fase, como: dores lombares, no ciático, na virilha e bacia, além do stress e da ansiedade naturais do momento desconhecido para as mães de primeira viagem: o parto.

Outro ponto importante é relaxar e deixar mais flexível a região pélvica, fazendo exercícios laterais, rebolando, alongando, andando e caminhando.

O preparo que o Yoga Pré-Natal visa é levar para as futuras mamães a consciência do 'ser mãe'. Então, os relaxamentos e o yoga nidrá trazem essa consciência física e psicológica, ou seja, preparam as mulheres para o nascimento do bebê, mas também para o nascimento de uma nova mulher: a Mãe.

Publicidade