Índice deste artigo:

Namoro e sexo na terceira idade

Idosos conseguem ter uma vida sexual ativa? Por que existe o estereótipo de que essas pessoas possam estar possivelmente “velhas” para suas vivências sexuais?

Quando falamos em idoso, a imagem que vem à cabeça é de um velhinho sentado em uma cadeira de balanço ou de uma velhinha fazendo tricô. Essa representação está ultrapassada, entrando assim em choque com a realidade. Claro que há uma característica do envelhecimento, não quero e não poderia negar esse fato, mas tal característica não se encaixa nesse estereótipo dito anteriormente. Não muito antigamente, quando tínhamos outra expectativa de vida, a saúde em tal idade podia ser considerada precária, a questão sexual era bem diferente por conta de tudo isso também.

Não podemos esquecer que vivemos numa sociedade que enaltece a juventude e a beleza como fontes primárias de prazer e sexualidade. Quem está fora de tais critérios estaria fora também de qualquer possibilidade de vivência sexual, seria tarado, depravado, pervertido. Hoje se sabe que tais afirmações são preconceituosas e de uma ignorância absurda. Inventamos o uso de um medicamento à base de citrato de sidenafil e, ao mesmo tempo, reprovamos o seu uso. Ainda atrelamos a sexualidade à reprodução. E, principalmente a mulher, que sempre foi educada para conter seus desejos, nessa idade seria uma ninfomaníaca se procurasse exercer a sua sexualidade (de forma saudável). Assim, por se respaldarem numa construção social, muitas pessoas nessa idade acabam se confortando com a possibilidade de suspender a sexualidade por uma referência socialmente construída. Não podemos esquecer que pessoas de mais idade cresceram em um ambiente de puritanismo vitoriano, onde não havia informações, mas a culpa pela excitação sexual aos montes.

Pessoas idosas, que estejam com a saúde em dia, são capazes de aproveitar a sexualidade de maneira plena. Não se perde o interesse sexual com o passar da idade. Ou seja, ela não “some” quando o indivíduo entra na 3a idade. O que acontece é que a quantidade muda em detrimento de uma melhor qualidade das relações. Devemos lembrar que sexualidade não se resume à penetração. É o toque, a carícia... o sexo ganha novos significados. Mas o próprio idoso, muitas das vezes, é o primeiro a acreditar que a sua sexualidade está com os dias contados. As mudanças fisiológicas normais podem assustá-lo, fazendo com que ocorra uma dificuldade de adaptação e esse medo acaba por levar a um distanciamento da prática social como forma de defesa.

 

Viúvos ou idosos que sejam separados são vistos com certo tipo de preconceito, tanto pela família, como pela população quando afirmam que possuem namorados?

Sim. E ainda podemos incluir aqui a família que tem medo (por vezes fundado) de que a pessoa que está se relacionando com o viúvo ou o idoso é um aproveitador, só pensa no dinheiro ou na vida que estaria usufruindo ao seu lado. Ainda que estejamos em transformação, a sexualidade é um assunto que contém seus conservadorismos. Temos dificuldade em acreditar na sexualidade dos nossos pais ou avós. Assim, o fato de uma pessoa de mais idade querer se relacionar é visto como libertinagem. Mas é preciso ressaltar que em qualquer fase da vida é possível termos uma vivência sexual satisfatória e prazerosa.

Publicidade