Índice deste artigo:

Infertilidade feminina: saiba o que é e como tratar

A infertilidade feminina é muito confundida com a esterilidade, porém, essas são duas coisas diferentes. Segundo a ginecologista Maria Letícia Fagundes, a infertilidade é algo relativamente comum, que afeta cerca de 15% dos casais, mas que tem tratamento. Já a esterilidade é uma condição permanente e irreversível.

A infertilidade pode estar relacionada com diversos fatores: o homem pode não estar produzindo uma quantidade adequada de esperma normalmente ativo, por exemplo, a mulher ainda pode não estar liberando um óvulo saudável e ainda outros fatores que poucos imaginam também podem influenciar e muito. São eles: doenças sexualmente transmissíveis, excesso de peso, excesso de exercícios, dieta muito rigorosa, depressão, fumo, ingestão de bebidas alcoólicas regularmente, exposição frequente a determinados poluentes e substâncias químicas.

Outro motivo bastante comum é a prorrogação da primeira gestação para além dos 30-35 anos. Aos 25 anos, a chance de engravidar nos primeiros 6 meses de tentativa é de 75%; aos 40 anos, é de apenas 22%. Esse decréscimo está relacionado a problemas na qualidade dos óvulos.

Segundo estudos, entre 10 e 15% dos casos de infertilidade estão associados a problemas na ovulação; 30-40% a fatores relacionados ao homem; 30-40% a problemas uterinos; e 5% a outras causas menos comuns. Em 5-10% das vezes, os médicos não são capazes de encontrar uma causa específica para a infertilidade.

Ela pode ser diagnosticada após um ano. Isso porque os especialistas calculam que a chance de uma mulher engravidar é de apenas 25% a cada ciclo ovulatório. Isso significa que, em média, um casal leva cerca de 4 meses para obter uma gravidez. Cerca de 75% conseguirão êxito em 6 meses de tentativas, e 90% terão sucesso após 1 ano. "Se uma mulher vem tentando engravidar há 1 ano, mantendo relações sexuais regularmente, e mesmo assim não conseguiu seu objetivo, aí sim o casal pode ser considerado tecnicamente infértil", diz ela.

Publicidade