Índice deste artigo:

 jovens-deitados-grama

Na adolescência, a sexualidade manifesta-se de forma intensa. Nessa fase da vida, repleta de descobertas e experimentações, ocorrem mudanças físicas que incluem alterações hormonais, além de vínculos afetivos que são criados e desfeitos com intensidade e rapidez, como é o caso do famoso "ficar" entre os jovens.

"De modo geral, a intensidade das experiências e as expressões da sexualidade são aspectos centrais na vida dos adolescentes. A sensualidade está presente nos seus movimentos e gestos, nas roupas que usam, na música, na produção gráfica e nas diferentes expressões artísticas", explica a psicóloga Julieta Seixas.

As características de um corpo em formação, como o aparecimento de pelos pubianos, mudança de voz, barba nos meninos e a menstruação nas meninas, causam muitas dúvidas, interesses e curiosidades. Enquanto isso, a sensação de mudanças hormonais e a alteração no corpo influenciam na sexualidade e na nova forma de perceber-se.

Mas, afinal, qual é a hora certa para tratar o assunto com os seus filhos? Para tirar algumas dúvidas dos pais, entrevistamos a especialista, que deu algumas dicas sobre educação e orientação sexual para crianças e adolescentes. Confira!

 

Por que o tema sexualidade ainda é visto como tabu por muitas pessoas?

Os tabus sexuais são aspectos da sexualidade que a sociedade muitas vezes não aceita, como a homossexualidade, a masturbação, a iniciação sexual da mulher antes do casamento, etc. Ainda hoje, quando se fala sobre sexo e sexualidade, muitos remetem a valores e crenças revestidas de preconceitos, medos, tabus, mitos e estereótipos, referindo-se ao sexo como sendo sujo, pecado, indecente, etc. É preciso compreender que a sexualidade é parte integrante e indissociável da pessoa, não implicando necessariamente na reprodução, pois valores sexuais e estilos de vida mudam de pessoa para pessoa. Numa sociedade, a diversidade de valores e crenças é um fato natural. Os valores precisam ser revistos, tabus e preconceitos criticados. Nisso surge a necessidade de tratar o tema amor, sexualidade e sexo com seriedade, honestidade, segurança, respeito e responsabilidade. É necessário o estabelecimento do diálogo aberto e franco, com questionamentos e considerações, para entendermos melhor a sexualidade e aceitarmos as diferenças.

Publicidade