Índice deste artigo:

pernas-varizes-tratamento

Uma nova forma de tratamento vem sendo utilizada para eliminar as varizes: é a laserterapia. Esse tipo de técnica tem evoluído muito nos últimos anos e os resultados têm sido cada vez mais previsíveis, efetivos e seguros. Saiba mais na entrevista com Alberto Goldman, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.


Como funciona o laser para eliminar os vasinhos da pele?

O laser nada mais é que uma luz. Uma luz especial que busca determinadas cores. Essa afinidade da luz com a cor determina a ação do laser nos diversos tecidos de nosso corpo. Sendo assim, quando tratamos pequenos vasos com o laser, essa energia busca a cor vermelha do sangue, presente nos vasos, e consegue coagular essas estruturas através de um rápido aquecimento. Nestes casos, o pigmento vermelho do sangue conhecido como hemoglobina funciona como alvo, como atrativo do laser, que se concentra nos vasos sob forma de calor. Outros tipos de alvos presentes em nosso organismo são, por exemplo, a melanina (tratamento de manchas e depilação a laser), água (rejuvenescimento a laser) ou tintas (remoção de tatuagens e maquiagens com laser).

 

É possível tratar as minhas varizes e varicoses com laser?

O laser utilizado no tratamento de alterações vasculares pode ser de dois tipos. Aquele aplicado externamente ou o endolaser. Na primeira situação, o laser (ou luz pulsada, em alguns casos) é aplicado diretamente na superfície da pele, externamente. Ele busca o pigmento e coagula pequenos vasos, conhecidos como telangiectasias ou aranhas vasculares. Outras condições que também podem ser tratadas desta maneira são os hemangiomas e a poiquilodermia. O laser vascular pode ser utilizado também na face e no tronco, não só nas pernas.

Já no endolaser, uma fibra óptica que conduz o laser é introduzida na veia, sendo esta mais uma opção de tratamento utilizada pelos cirurgiões vasculares para o tratamento de alguns tipos de varizes.

Publicidade