Índice deste artigo:

cotovelos-ressecados-mulher

Você já notou que a pele na região dos nossos cotovelos e joelhos é bem mais ressecada e escurecida do que em outras partes do corpo? Segundo a médica dermatologista Carla Bortoloto, esse ressecamento é bastante natural e exige cuidados especiais para que a pele possa retornar a uma tonalidade mais natural.

"Essas áreas do corpo são mais atingidas pelo ressecamento por serem regiões de atrito direto e, por esse motivo, ficam ressecadas, o que cria uma pigmentação diferente da pele normal e exige cuidados como o uso de hidratantes", explica.

A hidratação, no entanto, de pouco adianta quando os traumas diretos não são evitados. Ainda assim, para prevenir o ressecamento da região, a aplicação de hidratantes com um veículo mais oleoso ajuda na penetração do produto na região. "Além disso, o uso de esfoliação nessa área seguida de hidratação também previne", completa Carla.

Diferentemente do que se pensa, o ressecamento da pele em regiões mais expostas traz consequências que vão além da estética. "Pode gerar ainda um processo de coceira e facilitar o surgimento de eczemas, assim como até uma infecção secundária", alerta a dermatologista.

Publicidade