Índice deste artigo:

senhora-maos-no-queixo

Há quem diga que as rugas não são nada menos do que marcas de sabedoria que chegam com o passar dos anos, especialmente após a entrada na idade dos "enta" (faixa etária após os quarenta). Porém, essa visão otimista não é compartilhada por muitas mulheres, que fazem de tudo para evitar a chegada dessa indesejável marca de expressão que aparece com o tempo.

"Rugas são marcas visíveis que aparecem por conta da ausência de colágeno na derme, parte intermediária da pele, normalmente com o envelhecimento mais acelerado pelo fumo e pela poluição", explica o médico dermatologista Valcinir Bedin.

Além desses fatores, outros podem acelerar o aparecimento das rugas em homens e mulheres. Quer saber quais são eles? Tire algumas dúvidas com as orientações do especialista.

 

As rugas aparecem apenas em pessoas mais velhas ou também podem surgir em pessoas mais jovens? Existe alguma doença, por exemplo, que faz com que a pele "envelheça" precocemente?

Existem doenças genéticas que cursam com um envelhecimento precoce, mas hábitos também podem fazer aparecer rugas em pessoas mais jovens.

 

Por que algumas pessoas estão mais propensas a terem mais rugas do que as outras? Como a genética influencia?

Por exemplo, pessoas da raça branca envelhecem mais rapidamente do que pessoas amarelas, e estas mais do que pessoas da raça negra. Algumas famílias podem ter mais rugas também.

Publicidade