Índice deste artigo:

Preserve a saúde auditiva e evite o ruídoMinuto de silêncio marca a data, que busca informar sobre a importância de preservar a saúde auditiva. O ruído é hoje a terceira maior causa de poluição no planeta

 

Em 28 de abril o mundo celebrará o silêncio por 60 segundos. A "Dieta Quieta" (tradução livre de "Quiet Diet" em inglês) acontecerá das 14h25 às 14h26 em todo o planeta, independentemente de fuso horário. Esta é a 15ª edição da data, promovida mundialmente pelo Center for the Hard of Hearing - EUA.

O Dia Internacional de Conscientização Sobre o Ruído tem por objetivo informar o público da importância do silêncio principalmente em casa, na escola e em ambientes de lazer. No Brasil, a data é oficialmente apoiada pela Academia Brasileira de Audiologia (ABA) e a Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac).

O ruído é considerado a terceira maior causa de poluição no mundo, perdendo apenas para o ar e a água. Estudos mostram que a exposição ao ruído acima de 85 decibéis pode ser prejudicial à audição e dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 76% da população que vive nos grandes centros urbanos podem sofrer impacto acústico superior a esse limite. Dados do British MRC Institute of Hearing Research, do Reino Unido, mostram que hoje mais de 560 milhões de pessoas sofrem de problemas auditivos no planeta, número que deve chegar a 700 milhões em 2015 e 900 milhões em 2025. No Brasil, são 9 milhões de pessoas que precisam de assistência auditiva. Dos 3,1 milhões de brasileiros nascidos a cada ano, menos de 10% passam por avaliação de surdez.

Esses números são um alerta para que as pessoas cuidem melhor da audição, um bem que deve ser preservado por toda a vida. A perda auditiva é irreversível, por isso a prevenção é tão importante. Vale ressaltar que a maioria das perdas auditivas nos adultos é decorrente ou agravada pela exposição ao ruído.

Publicidade