Índice deste artigo:

Sofrer de enxaqueca pode trazer maior risco de morte por doença cardíaca e acidente vascular cerebral, diz pesquisaIndivíduos que sofrem de enxaqueca com aura têm mais risco de morrer de doença cardíaca ou derrame, de acordo com a pesquisa publicada no British Medical Journal. A aura da enxaqueca é um sinal de advertência quando você está próximo de ter uma enxaqueca. Uma aura desenvolve-se gradualmente, geralmente dentro de 30 minutos. Antes de uma enxaqueca, começa a dor de cabeça, e consiste de distúrbios visuais e sensações físicas.

Este é o primeiro grande estudo de base populacional, mostrando um elo entre a enxaqueca e a mortalidade geral, bem como a mortalidade específica.

Os resultados suportam a evidência crescente de que a enxaqueca, particularmente com aura, é associada à morte por doença cardíaca. Os pesquisadores indicam, no entanto, que o risco individual de sofrer da enxaqueca permanece baixo.

O estudo, liderado por Larus Gudmundsson, da Universidade da Islândia, avaliou o impacto de episódios de enxaqueca em 18.725 mulheres e homens nascidos entre 1907 e 1935 que participaram do estudo de Reykjavik (criado pela Icelandic Heart Association em 1967 para o estudo da doença cardíaca na Islândia). No total a equipe de investigação explorou dados de mais de 470.000 pessoas com idade média de 26 anos. Gudmundsson e seus colegas usaram questionários para avaliar a enxaqueca com e sem aura.

Publicidade