Índice deste artigo:

A beleza está nos olhos: “olhos vermelhos” são associados à tristeza e considerados menos atraentes  Dizem que a beleza está nos olhos de quem vê, mas um novo estudo revela que o inverso também é verdadeiro. Pesquisa publicada no jornal Ethology descobriu que pessoas com olhos vermelhos são consideradas mais tristes e menos atraentes do que as pessoas cujos olhos são brancos.

Olhos vermelhos são importantes no diagnóstico do médico e na cultura popular”, diz o autor da pesquisa Dr. Robert R. Provine, da Universidade de Maryland. “Queríamos saber se eles influenciam o comportamento cotidiano e as atitudes daqueles que os vêem”.

Olhos vermelhos ocorrem quando pequenos vasos sanguíneos da membrana conjuntiva, normalmente transparente sobre a superfície do olho, tornam-se maiores e ficam congestionadas de sangue, dando uma tonalidade avermelhada na esclera subjacente, a parte branca dos olhos. Acredita-se que a vermelhidão da esclera pode ser um sinal importante do estado emocional e biológico de uma pessoa.

“Se você encontrou um amigo com os olhos vermelhos, não tem como ter certeza se deve oferecer simpatia ou assistência médica. Olhos vermelhos pode ser um sinal de choro, de alergias ou doenças infecciosas”, afirma Provine.

Publicidade