Índice deste artigo:

Mitos da internet: paracetamol pode matar em casos de dengue?Todos os dias circulam na internet e nas caixas de entrada das pessoas milhares de textos com informações ditas úteis, mas que muitas vezes são equivocadas. Um deles diz que as mortes por dengue só começaram a ocorrer a partir de 1957, quando foi inventado o paracetamol. Segundo o texto, a dengue não mata, mas sim o medicamento utilizado em pacientes com a doença.

No mesmo e-mail é dito que nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha o paracetamol é proibido. E que, neste último país, é usado como forma de suicídio. “Os boatos na internet são completamente infundados”, comenta Dr. Alberto Chebabo, infectologista do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica. “O paracetamol é o antitérmico mais utilizado nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Existe intoxicação por paracetamol se utilizado em doses excessivas. Nas doses recomendadas, é uma medicação segura”, garante.

 

Dengue x Hepatite

No mesmo texto, afirma-se que a dengue é parente da hepatite C e que a dengue pode causar hepatite, o que é desmentido pelo infectologista. “O vírus da dengue não tem nenhuma relação com o vírus da hepatite C. Alguns marcadores sanguíneos de função hepática podem se alterar levemente no início da dengue, mas não há perda de função ou dano hepático grave como nas hepatites virais ou medicamentosas”, completa.

Publicidade