Índice deste artigo:

Sua tatuagem deu queloide? Saiba por que e como evitá-lo

As tatuagens assumiram um papel cultural e estético para as pessoas nos dias de hoje graças aos seus desenhos com diferentes formas, tamanhos e cores. No entanto, em civilizações antigas, elas recebiam diferentes significados que envolviam religião e guerra. Os maias, por exemplo, adotavam os desenhos na pele como forma de inibir os inimigos. Já no Império Romano, a tatuagem era sinal de senhorio.

Mas, afinal, quais são os perigos em se fazer uma tatuagem? O que deve ser levado em consideração para evitar lesões na pele e arrependimentos? Quem dá a dica é o médico dermatologista Dr. Valcinir Bedin.

 

Como a tatuagem penetra na pele e permanece nela definitivamente?

O pigmento é colocado na camada chamada de derme, mais profunda, e ele tem que ter um tamanho que não pode ser destruído pela própria pele.


Quais os cuidados que devo ter antes de fazer uma tatuagem? E depois?

Primeiramente escolher o local e o profissional adequados, para evitar acidentes. Pensar muito antes e aplicar um creme com antibióticos e com anti-inflamatórios.

 

O que são os queloides? Eles deixam marcas que não saem da pele?

Queloides são más-formações na pele, como se fossem um excesso de reparação na pele submetida a uma agressão.

 

Fiz uma tatuagem e me arrependi. Quais são os métodos de remoção mais conhecidos? Eles conseguem remover a tatuagem completamente?

Na verdade, até hoje, o que temos de melhor são os lasers para destruição dos pigmentos. A pele nunca fica exatamente igual ao que era antes, mas, dependendo do tamanho e das cores, pode ficar muito parecida.

Publicidade