Índice deste artigo:

Chegada do outono requer cuidados com a saúde

Hoje termina a estação mais quente do ano e as temperaturas tendem a ficar mais amenas com a chegada do outono. Por conta dessa mudança, a saúde requer cuidados especiais, já que este é um período de maior incidência de algumas doenças. Segundo o professor doutor Bernardo Kiertsman, chefe do Serviço de Pneumologia Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, as temperaturas mais baixas, a queda na umidade relativa do ar e, consequentemente, o aumento na poluição ambiental facilitam o desencadeamento de doenças alérgicas, como rinites e conjuntivites. "Também é mais comum as pessoas ficarem em ambientes fechados, o que propicia a transmissão de viroses, como resfriados e gripes e, consequentemente, suas complicações, como faringites, sinusites, pneumonias, entre outras", diz ele. Crises de asma também são mais comuns quando há mudanças bruscas de temperatura, de mais de 10 graus no mesmo dia.

Uma dica do especialista é manter os ambientes sempre bem arejados e evitar aglomerados de pessoas. Roupas de cama e agasalhos de frio também merecem atenção. Eles devem ser colocados ao sol, e quando possível devem ser lavados.

Os exercícios físicos devem continuar na rotina de todos, mas, segundo o Dr. Kiertsman, devem ser praticados até as 10h ou após as 17h, principalmente quando a umidade relativa do ar for menor que 30%.

Publicidade