Índice deste artigo:

Hipertensão arterial: uma doença silenciosa e perigosa

A hipertensão arterial é tratada como um fator de risco para diversos problemas de saúde, entre eles o infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência renal crônica. Dessa forma, combater a doença e diagnosticá-la o quanto antes é algo que se faz extremamente necessário, principalmente pelo seu caráter silencioso.

Para alertar a população quanto aos riscos no dia nacional de prevenção e combate da doença (26), convidamos o médico cardiologista Dr. Marcelo Ferraz Sampaio para esclarecer alguns dos cuidados necessários para evitar a hipertensão arterial ou reduzir os seus impactos quando ela é diagnosticada.

 

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa ou apresenta sintomas aparentes que são de fácil identificação? Se sim, quais são eles?

A hipertensão arterial é uma doença extremamente prevalente e considerada um dos principais fatores de risco modificáveis para doenças cardiovasculares. É um dos mais importantes problemas de saúde pública pelo seu caráter silencioso, e por esse motivo sua detecção às vezes representa um achado nos exames de consulta de rotina médica. Estudos científicos na população brasileira demonstram que aproximadamente 50% dos hipertensos desconhecem serem portadores da doença.

Publicidade