Índice deste artigo:

Escolha dos óculos escuros requer atenção especial

A exposição dos olhos aos raios solares é uma preocupação que exige cuidado redobrado por parte de todos. Por isso, a escolha dos óculos escuros é fundamental, já que eles têm como função a proteção contra a radiação solar. Mas você sabe quais devem ser os critérios ao adquirir um produto com essa característica?

De acordo com o oftalmologista Dr. Carlos Moreira Júnior, quase todas as lentes filtram radiação solar em algum grau. No entanto, o consumidor deve sempre optar por modelos que ofereçam proteção contra os raios ultravioleta A e B. "Para filtrar esse tipo de radiação, as lentes devem ser escuras e dizer que filtram as radiações UVA e UVB. Além disso, as lentes não podem mostrar aberrações de imagens e, por isso, devem ter boa qualidade, caso contrário podem trazer dor de cabeça para quem as usa", explica.

As aberrações de imagens, aliás, costumam ser muito comuns em óculos escuros que são vendidos em camelôs, por exemplo. De acordo com o oftalmologista, nesse tipo de comércio, muitas vezes os produtos vendidos não são fabricados com as especificações e tecnologia adequadas. "Alguns desses óculos são de péssima qualidade. As lentes podem mostrar aberrações das imagens, causando dores de cabeça, e nem sempre filtram os raios ultravioleta de forma adequada. Dependendo da tintura das lentes, esses óculos podem ser até mesmo piores do que não usar nada", alerta.

Ainda segundo o Dr. Carlos Moreira, as lentes com tinturas devem ser vistas com restrições, pois algumas delas podem causar mais problemas. É o caso das lentes amareladas, que aumentam a penetração da radiação solar no olho.

Publicidade