Índice deste artigo:

Terapia Holística para quem deseja parar de fumar

Parar de fumar é algo que todo fumante deve fazer, mas se livrar de um vício nem sempre é fácil. Por isso, buscar ajuda especializada é sempre muito importante nesse processo, para que, no final, o objetivo seja atendido.

Uma terapia complementar que vem mostrando resultados positivos é a terapia holística, ou terapia antitabagismo. Saiba mais sobre o assunto com a entrevista de Carlos Humberto Mendes Gothchalk, membro fundador do Comitê Estadual para Promoção de Ambientes Livres do Tabaco (CEPALT-SP).


Qual o perfil do fumante que procura esse tipo de terapia? Normalmente é quem já tentou de tudo?

O perfil de fumante que nos procura é variado, como o de qualquer outra busca terapêutica. Nos últimos dois anos tenho atendido fumantes de idades extremas, ou seja, fumantes bem adolescentes e jovens (17-21 anos) e fumantes da quase entrada na terceira idade (60-73 anos).

Observamos também algumas características emocionais e comportamentais visíveis em fumantes que buscam ajuda, tais como: a incapacidade de lidar construtivamente com responsabilidades normais de uma pessoa adulta e com relacionamentos cotidianos; incapacidade de tolerar frustração e de controlar impulsos; um baixo grau de capacidade em organizar a própria vida; dependência acentuada de outros; distorção perceptiva; rigidez de personalidade (falta de flexibilidade); incapacidade de beneficiar-se de um método de aconselhamento orientado para o insight (isto é, para descoberta de mudanças necessárias em si), o que pode indicar limitações da força do ego dessas pessoas. Neste sentido, por causa da inconsistência de ação delas, pode-se falar em "pessoas que já tentaram de tudo do que dispunham" para parar de fumar, e "não conseguiram", mas na verdade é porque não utilizaram de forma consistente alguns dos vários métodos válidos para parar de fumar, sejam tradicionais, mesclados ou holísticos.

 

Como a terapia holística pode auxiliar no tratamento antitabagismo?

A Terapia Holística desenvolve um auxílio importante para fumantes quando se serve de métodos de aconselhamento de apoio orientados, sobretudo para a sustentação e para o crescimento do cliente. O aconselhamento de sustentação usa métodos de apoio periodicamente no contexto de um relacionamento terapêutico de longo prazo, em que o objetivo é ajudar as pessoas a continuar a funcionar em seu próprio nível ótimo, a despeito de suas situações de vida difíceis e inalteráveis. O cerne desse método é o relacionamento. A terapia cura e pode curar, porém, antes de um recurso curativo, é o relacionamento com o terapeuta que conta. Relacionamento este que vem antes de qualquer intervenção ou prática curativa.

O aconselhamento de apoio focalizado no crescimento é um método valioso na prática holística. Muitas pessoas podem utilizar uma relação de aconselhamento de apoio não meramente para continuar funcionando, mas como o meio ambiente psicodinâmico em que ocorre um gradativo crescimento pessoal. O crescimento acontece quando as pessoas desenvolvem a capacidade de manejar mais construtivamente situações de vida através de uma melhor utilização dos recursos de sua personalidade e de seus relacionamentos. A recuperação de alcoólatras em Alcoólicos Anônimos (AA) e de toda uma gama enorme de outros dependentes que se utilizam do método de AA, incluindo os Fumantes Anônimos, é uma clara ilustração de um processo de crescimento baseado no apoio. Os Grupos de AA e similares proporcionam um relacionamento fundamental de apoio (um padrinho) e, gradativamente, uma rede de relacionamentos de apoio (o grupo). Os padrinhos apoiados pelo grupo ajudam as pessoas recém-chegadas a interromper o círculo vicioso e autoperpetuador do vício de beber compulsivamente ou de fumar. Vale dizer que os Grupos de AA, pela força deste aconselhamento centrado em crescimento, proporcionam também: relacionamentos de apoio e aceitação que se tornam um meio ambiente de crescimento dentro do qual o cambaleante ego do alcoólatra (ou do fumante) recobra sua capacidade de funcionar construtivamente. E o incrível efeito terapêutico acontece: geralmente sem qualquer terapia profunda, sua personalidade e estilo de vida crescem nesse meio ambiente de crescimento, caracterizado por solicitude e apoio mútuos vindos do meio do grupo de ajuda.

Publicidade