De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é uma epidemia que mata, a cada ano, quase seis milhões de pessoas em todo o mundo, com previsão de um aumento para oito milhões até 2030. Esse número inclui também os mais de 600.000 não fumantes que acabam morrendo devido ao tabagismo passivo, aquele em que se inala a fumaça de derivados do tabaco.

Além de ser considerado um grave problema para a população adulta, o tabagismo vem sendo tratado nos últimos anos como uma doença pediátrica, já que 90% dos fumantes iniciam o hábito de fumar antes dos 19 anos. No Brasil, visando diminuir o problema, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, no último mês de março, a comercialização dos cigarros aromáticos, que possuem grande apelo com o público mais jovem.

E você, é fumante ou conhece algum na sua família? Deseja parar de fumar? No Dia Mundial Sem Tabaco, faça o teste do Idmed, conhecido como Teste de Fagerström , e saiba qual é o grau do seu vício no cigarro.

Para saber mais sobre os riscos que o cigarro oferece à sua saúde, confira as matérias publicadas pelo Idmed na última semana sobre o tema:

Terapia Holística para quem deseja parar de fumar

Tabagismo passivo: riscos para os não fumantes

Como lidar com a abstinência do cigarro?

Tabagismo é forte inimigo para a saúde bucal

Descubra como o cigarro pode influenciar no seu fôlego

Publicidade