Índice deste artigo:

13 anos depois da implantação, genéricos se consolidam cada vez mais

No último mês de abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que irá facilitar o acesso de laboratórios de genéricos aos medicamentos de referência, utilizados nos estudos de bioequivalência. Com a medida, a indústria de genéricos terá que pagar pelo produto de "marca" para realizar seus testes de eficácia, mas não poderá ter a sua solicitação negada por parte da detentora da patente.

Sancionada em fevereiro de 1999, a Lei 9.787, conhecida como a "Lei dos Genéricos", beneficiou milhões de brasileiros, já que esse tipo de medicamento possui preços bem mais em conta quando comparados aos produtos de referência. Além disso, esses remédios possuem os mesmos efeitos, o que garante a saúde de quem os toma.

E você, ainda tem alguma restrição ou desconfiança com os genéricos? Tire suas dúvidas sobre o assunto e confira a entrevista do Idmed com a Dra. Kristiana Cerqueira Mousinho, doutora em Farmacologia e professora do Mestrado Profissional em Saúde e dos cursos de Farmácia e Biomedicina do Centro Universitário CESMAC.

 

Qual é a principal diferença entre os medicamentos genéricos e os similares?

Os medicamentos genéricos possuem as mesmas características e efeitos sobre o organismo que os de marca, garantidos pelo Ministério da Saúde, visto que os mesmos passam por testes que comprovam idêntica forma farmacêutica, idêntica composição, qualitativa e quantitativa, de princípio ativo, além de serem absorvidos em igual quantidade e na mesma velocidade pelo organismo de quem os toma. Os genéricos podem ser trocados pelos medicamentos de marca quando o médico não se opuser à substituição.

Por outro lado, o medicamento similar contém o mesmo princípio ativo, apresentando a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência, mas os dois não são bioequivalentes, ou seja, apesar de ter qualidade assegurada pelo Ministério da Saúde, o medicamento similar não passou por análises capazes de atestar se seus efeitos no paciente são exatamente iguais aos dos medicamentos de referência nos quesitos quantidade absorvida e velocidade de absorção.

Publicidade