Índice deste artigo:

Saiba quais são as doenças de pele mais comuns no inverno 

No verão, com o corpo mais exposto, é comum a preocupação com a pele. No inverno, porém, essa preocupação diminui um pouco, afinal, nosso corpo está sempre coberto. Mas você sabia que o contato com tecidos sintéticos ou lã pode causar problemas de pele? Além disso, banhos muito quentes e demorados e a pouca exposição ao sol também influenciam na saúde da pele.

Os banhos quentes, que são os grandes vilões do inverno, e o contato com tecidos sintéticos ou lã retiram a camada de proteção natural da pele, que fica mais vulnerável. Em contato com produtos irritantes, a pele apresenta alterações, como coceira, descamação, vermelhidão, ardência, dor, inchaço e rachaduras ou fissuras, que caracterizam as dermatites.

Essa camada da pele, chamada de manto lipídico, é essencial para manter a hidratação da pele e ajuda na proteção contra a penetração de bactérias e fungos. Seu enfraquecimento deixa a pele seca e mais sujeita a coceiras e alergias. Além disso, áreas como virilha, axilas e pés ficam vulneráveis a infecções.

Unhas, cabelos e lábios também precisam de atenção. No frio, os lábios ressecam e se partem, precisando de hidratação. O cabelo é especialmente maltratado por causa da combinação água quente e secador. As unhas, muitas vezes negligenciadas, enfraquecem com a desidratação e podem quebrar e descamar. Toda vez que você sente sua mão seca, suas unhas também estão secas. Por isso, ao passar um hidratante, não se pode esquecer delas. As unhas são também uma importante porta de entrada de infecções.

Por isso, para curtir o inverno sem esquecer da saúde, lembre-se de alguns cuidados básicos: evite banhos muito quentes e muito longos; use sempre hidratante, e o ideal é usá-lo logo após o banho, com o corpo ainda úmido, pois a absorção fica mais fácil; use sempre protetor solar; ao sair do banho, seque-se muito bem, especialmente nas áreas mais sujeitas a infecções, como a área das dobras, como axilas, face posterior dos joelhos, pés, mãos e virilha; para os alérgicos, é essencial evitar o contato direto com roupas de lã, usando sempre uma camiseta de algodão por baixo; evite se ensaboar demais e não use bucha, pois ela retira a hidratação natural da pele; prefira sabonetes suaves e hidratantes; se tomar dois banhos por dia, ensaboe o corpo em apenas um deles, e no outro ensaboe apenas as áreas de dobras de pele; beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras; não fique passando a língua nos lábios porque a saliva possui substâncias digestivas que agridem o lábio e causam rachaduras e até mesmo herpes, use muito protetor labial ou manteiga de cacau.

Publicidade