Índice deste artigo:

crianca-mao-cabeca-piolho

O terror das mães com crianças em idade escolar são os piolhos. Mas você sabia que no inverno eles são mais comuns? Na verdade, esses insetos parasitas incomodam durante todo o ano, mas com o frio as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas, o que facilita o contágio.

Segundo a dermatologista Ligia Piccinini Colucci, existem mais de 3 mil espécies desses parasitas, mas os que parasitam humanos são basicamente três: o "chato", uma espécie que vive nos pelos pubianos; o piolho capilar, que vive nos cabelos; e o piolho corporal, que vive no corpo.

Entre os sintomas, o prurido, que é a coceira intensa, é o mais comum, mas outros sintomas também podem aparecer, como irritação no couro cabeludo, podendo surgir erupções na nuca, acima e atrás das orelhas, acompanhadas nos casos mais graves dos gânglios linfáticos (ínguas). Outros sintomas frequentes são certa irritação e vermelhidão na parte do corpo onde se encontram os chatos e as lêndeas. Segundo a dermatologista, os sintomas costumam aparecer logo, no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte ao contágio. "Geralmente a coceira começa assim que o parasita pica para se alimentar. E são substâncias da saliva do piolho que provocam essa reação", explica ela.

Porém, em alguns casos os sinais acima descritos podem surgir depois de até dois meses da "invasão" dos piolhos. Isso é típico em crianças subsintomáticas, ou seja, aquelas que de início não sentem coceira, e assim a população de piolhos vai aumentando e aumentando. Essas crianças só vão relatar os sintomas ou apresentar os sinais depois que a infestação já estiver grande. "Se uma criança foi infestada apenas com uma fêmea, que a cada 7 dias produz novas ninfas, que depois de 2 semanas se tornam adultas, e se reproduzem, então, em dois meses, ela pode ter dezenas e dezenas de piolhos", diz a Dra. Ligia. Segundo ela, infestações graves podem levar as crianças a terem anemias e infecções.

O piolho capilar não escolhe sexo, idade nem classe social, assim, todos devem estar atentos, principalmente quem lida com grupos de crianças e jovens. "E os piolhos também gostam de cabelos limpos", diz ela.

Publicidade