Índice deste artigo:

uso-do-notebook

Até alguns anos atrás ter um laptop era algo raro, realidade para poucos. Hoje, o número de pessoas com esses equipamentos cresceu, devido aos preços mais acessíveis. Mas a modernidade também pode trazer problemas à saúde.

Segundo o ortopedista Marcos Britto, a facilidade para o uso dos laptops e tablets pode levar a pessoa a usá-los por mais tempo, e principalmente em locais inadequados, sem a ergonomia necessária. A postura inadequada e curvada das pessoas ao usá-los pode, a longo prazo, causar problemas na coluna cervical, torácica e lombar. "Os vícios posturais e o uso excessivo de computador, laptop e outros gadgets podem levar a tendinites, bursites e a dores crônicas", diz ele. Pela facilidade, as pessoas acabam utilizando os computadores portáteis deitados ou então sentados no sofá. De acordo com o Dr. Britto, se for por pouco tempo, não tem problema, mas por várias horas pode causar dores na coluna cervical e torácica. O uso de mesinhas nos sofás ajuda, porém, segundo o ortopedista, não resolve totalmente o problema, já que a coluna, mesmo a pessoa estando sentada, não fica ereta.

Outra posição comum é ficar deitado, com a barriga para baixo, e com os cotovelos apoiados no chão ou na cama. Segundo o Dr. Britto, essa é a pior posição, pois coloca a coluna em hiperextensão e leva ao surgimento de dores no pescoço, região posterior do tórax e também nos cotovelos.

Publicidade