Índice deste artigo:

hidratacao-inverno-agua

Nos últimos anos, é frequente termos a sensação de mais de uma estação climática durante o mesmo dia. Em menos de 24 horas, é possível notar mudanças térmicas como a chuva de verão ao amanhecer, o sol ardido no horário do almoço e o vento frio da noite, que chega a queimar o rosto.

Mesmo que essas mudanças sejam constantes, no inverno o vento gelado e o ar seco predominam, assim como a busca por alimentos mais calóricos e quentes aumenta. Em contrapartida, a maioria das pessoas se esquece de consumir água, não é mesmo?

Segundo a nutricionista Karelin Cavallari, a água é o principal componente do nosso corpo, constituindo de 60 a 70% do peso corporal de um adulto magro. "É o único alimento essencial para a vida humana, responsável por inúmeras reações que permitem o bom funcionamento do nosso organismo, desde função estrutural na formação das nossas células até em grandes processos fisiológicos que nos mantêm vivos, como a digestão, absorção, excreção e circulação", explica.

Além disso, estima-se que o corpo humano perca aproximadamente 2 litros de água diariamente pelas fezes, urina, suor e respiração, podendo essas perdas ser intensificadas pela alta temperatura, como no verão, e pela baixa umidade, como no inverno.

No inverno, todas as funções do organismo que são dependentes da água acontecem com a mesma frequência e podem ser prejudicadas caso o consumo de líquidos seja menor do que a necessidade. Esse problema, inclusive, pode ser associado a algumas doenças, como problemas renais e distúrbios respiratórios.

De acordo com Karelin, a recomendação hídrica diária é de 2,7 litros para mulheres e 3,7 litros para homens adultos, sendo que de 2 a 3 litros devem ser provenientes de líquidos e o restante de outros alimentos. "Dentre os líquidos mais indicados para hidratar, a água pura é o primeiro deles, seguida pelos chás claros e pelos sucos naturais, mas é preciso ter cuidado na escolha dos líquidos, considerando a adição de açúcar e a escolha da fruta", orienta a nutricionista.

Publicidade