Índice deste artigo:

ronco-apneia-sono

Você tem notado um cansaço excessivo, irritabilidade e lapsos de memória no decorrer do seu dia? O seu companheiro/a tem reclamado do seu ronco excessivo na hora de dormir? Saiba que esses podem ser apenas alguns dos sintomas da apneia do sono, um distúrbio que se caracteriza por atingir em sua maior parte os homens, obesos e mulheres após a menopausa.

Apesar de ser mais recorrente nesse tipo de paciente, a apneia pode também ser hereditária e atingir inclusive crianças. Caracterizado por causar uma interrupção ou redução da passagem de ar pela garganta durante o sono, esse distúrbio leva a um maior esforço respiratório e queda do oxigênio no sangue, além de despertares frequentes durante a noite.

Mas, afinal, o que a apneia do sono pode trazer de ruim para a saúde do paciente? Para a médica pneumologista Lia Bittencourt, além do ronco intercalado e da sonolência durante o dia, a apneia traz algumas consequências que provavelmente só serão notadas depois. "Pode ocorrer diminuição de memória, raciocínio e atenção, irritabilidade, sintomas de ansiedade, depressão e diminuição da libido. Os pacientes correm ainda o risco de acidentes, doenças cardíacas, ganho de peso, diabetes, entre outros", ressalta.

Publicidade