Índice deste artigo:

homem-mulher-conversando

Um dos motivos pelos quais muitos pais e mães procuram as consultas com profissionais da Fonoaudiologia é a desconfiança de que os seus filhos possam ter "língua presa". Isso acontece com bastante frequência, já que essa condição é popularmente relacionada a dificuldades em produzir alguns sons da fala. No entanto, nem sempre a explicação está relacionada ao tamanho do frênulo na língua. Mas, afinal, o que é isso?

"O frênulo da língua é uma prega mucosa que conecta a língua em sua porção inferior e mediana ao assoalho da boca, permitindo que a parte anterior desse órgão movimente-se livremente. A língua é um órgão muscular muito móvel, capaz de ser submetido a grandes mudanças na extensão e largura em cada contração de seus músculos, com grandes possibilidades de ajustabilidade e compensações", explica a fonoaudióloga Andréa Cristina de Almeida.

Segundo Andréa, a famosa "língua presa" ocorre quando o frênulo da língua é mais curto do que o normal, o que se dá por alteração do músculo genioglosso e implica em algumas anormalidades no padrão anatômico e funcional. Para esse tipo de alteração, existem ainda outros vários termos, como frênulo da língua curto e anquiloglossia.

Publicidade