Índice deste artigo:

desodorante

Ele é mais comum nos homens, mas pode estar presente também nas mulheres. Segundo o médico dermatologista Adriano Almeida, o odor nas axilas ocorre devido à propagação de bactérias e fungos na superfície da pele, sendo mais frequente nos homens devido à presença dos pelos na região.

"Quando o suor sai na pele é inodoro, sendo a colonização por bactérias responsável pelo odor, que é maior nas axilas devido ao tipo de suor e também aos pelos. Na decomposição das secreções das glândulas sudoríparas e sebáceas pela microflora bacteriana, cada indivíduo tem um odor específico. O odor depende também da raça, dos alimentos, do estado físico e fisiológico", explica Adriano.

Ainda segundo o dermatologista, estão enganados aqueles que pensam que o simples uso do desodorante irá resolver o problema. Nesse caso a higiene no local torna-se ainda mais importante do que o próprio uso do produto. "Ao fazer a higiene da pele adequadamente, aliada ao uso de desodorantes, a chance de mau cheiro nas axilas é menor", completa.

Na escolha do desodorante, Adriano também alerta quanto ao uso dos antiperspirantes, que não são necessários em alguns casos. "Os desodorantes são indicados para neutralizar odores que possa haver na região das axilas. Se a pessoa não transpira muito e não tem odor nas axilas, não há necessidade de usar um antiperspirante", conclui.

Publicidade