Índice deste artigo:

mulher-passando-desodorante

No verão, com o calor excessivo, é comum as mulheres usarem blusas e vestidos que deixam as axilas descobertas, mas muitas mulheres sofrem com as axilas escuras e manchadas e têm vergonha de usar roupas abertas. Mas, segundo o dermatologista Valcinir Bedin, dá para evitar as manchas escuras na região.

Ele explica que as áreas de dobra de pele, como as virilhas e as axilas, ficam com uma cor mais escura porque ocorre o derrame do pigmento chamado melanina, que dá a cor à pele. Esse derrame é normal quando não é excessivo. Se essas manchas forem apenas fisiológicas, elas não causam nenhum problema. "Quando elas aparecem rapidamente pode ser um problema chamado acantose nigricante", diz ele. Segundo o dermatologista, ela é caracterizada pelo escurecimento da pele das dobras do corpo e pregas cutâneas, que se torna espessa e aveludada.

As pessoas morenas sofrem mais com esse problema, pois produzem mais melanina e, portanto, ficam com essas áreas mais escuras. As pessoas obesas também, já que têm mais produção da melanina nas dobras porque nelas há mais trauma mecânico da pele. Pessoas com diabetes também têm mais chances de apresentar a acantose nigricante. Alguns medicamentos, como o hormônio do crescimento ou os contraceptivos orais (pílula), também são citados como possíveis causas para o surgimento da acantose.

Publicidade