Índice deste artigo:

maos-torneira

Você tem o costume de lavar as mãos sempre que vai ao banheiro, manipula dinheiro ou coloca a mão em superfícies de ambientes públicos, como maçanetas de portas, corrimão de escadas, entre outros? Saiba que essa medida, por mais básica que seja, pode ser primordial na prevenção de diversas doenças.

"As mãos que utilizamos para levar o alimento à boca e tocar em tudo que nos rodeia estão expostas a serem contaminadas por vírus, bactérias, fungos, ovos de helmintos e mesmo protozoários que causam diarreia, como a Giárdia e a Entamoeba, podendo servir de veículo para transmissão de doenças. Em razão disso, recomenda-se como uma medida básica de higiene a lavagem das mãos antes de manipular alimentos, antes e após as refeições e após a ida ao banheiro", esclarece a médica infectologista Marise Reis.

Ainda segundo a especialista, várias são as doenças infecciosas que podem ser evitadas com o hábito de higienizar as mãos ao longo do dia. Dentre elas estão desde problemas mais comuns, como a gripe (causada pelo vírus influenza), os resfriados (outros vírus respiratórios) e as diarreias (bactérias, vírus e protozoários), até mesmo infecções de pele (causadas por estreptococos e estafilococos).

Publicidade