Índice deste artigo:

caminhando-praia

O verão no Brasil termina agora no mês de março e deixará saudade para muita gente. Além de marcar as férias escolares, a estação do calor e das fortes chuvas é convidativa para uma visita à praia ou até mesmo às piscinas, que são excelentes formas de refrescar e amenizar as altas temperaturas durante a estação.

Apesar de seus inúmeros benefícios, as piscinas também podem trazer dor de cabeça e incômodos quando são utilizadas excessivamente. Estamos falando das micoses, doenças que têm como agente etiológico os fungos.

"O excesso de umidade certamente favorece o aparecimento das micoses. Ao sair da piscina, deve-se tomar uma ducha com água corrente limpa. Permanecer com roupas de banho molhadas também favorece a infecção e deve ser evitado", destaca o médico dermatologista Adriano Almeida.

Ainda segundo o especialista, alguns fatores são responsáveis pelo desenvolvimento dos fungos e, consequentemente, das micoses, como o estado nutricional, aumento da multiplicação celular, gravidez, sudorese intensa, infecções crônicas e imunossupressão. Nesse caso, deve-se evitar a coceira, já que ela pode aumentar a micose, assim como promover lesão na pele e gerar uma infecção secundária causada por outro germe naquele local.

Publicidade