Índice deste artigo:

remedios-conservacao

Muitos são os brasileiros que têm o costume de manter uma caixinha de medicamentos em suas casas. No entanto, nem sempre esses locais, onde são guardados comprimidos, remédios na forma líquida, pomadas e géis, são os ideais para o armazenamento, que deve levar em conta alguns fatores ambientais que podem prejudicar a conservação.

Quer saber mais sobre como guardar os seus medicamentos da melhor forma e outros cuidados necessários, especialmente para quem tem criança em casa? Tire algumas de suas dúvidas com o farmacêutico e doutor em Ciências da Saúde Dr. Alfredo Dias de Oliveira.

 

Como a temperatura pode influenciar na conservação dos medicamentos?

A temperatura pode tanto afetar o princípio ativo responsável pelo efeito terapêutico quanto os componentes auxiliares da fórmula. De um modo geral, há duas "leis" básicas a serem observadas: (1) quanto mais alta a temperatura do local de conservação, menor a vida útil do medicamento; (2) todo medicamento é afetado pela temperatura. Isso pode acontecer com a perda de características básicas do produto (ex.: um creme que começa a "transpirar", uma cápsula que amolece) ou com a perda de atividade do princípio ativo. Ou seja, um medicamento guardado em local quente produz cada vez menos o efeito esperado.

 

Isso serve tanto para medicamentos em comprimidos e cápsulas, como para os líquidos?

Sim, todos são afetados em maior ou menor velocidade.

Outro aspecto muito importante é a variação de temperatura. Às vezes, a temperatura nem é elevada: imagine um medicamento que está sendo guardado em um local cuja temperatura está sempre abaixo de 25 graus Celsius; no entanto, há uma variação de 19 a 25 graus todos os dias (um ar-condicionado que funciona em determinados horários ou uma parede que recebe uma exposição maior ao sol); essa variação pode ser suficiente para afetar as propriedades do produto, especialmente cremes, pomadas e géis.

Publicidade