Índice deste artigo:

pes-bolhas

Seja pelo uso de calçados inadequados, que machucam e causam incômodos enquanto usados, ou pelas queimaduras, as bolhas na pele são bastante comuns. Esse tipo de lesão na pele, conhecido como induzido, pode ocorrer tanto pelo contato com objetos de altas temperaturas como por plantas (limão, figo, etc.). São as chamadas fitofotodermatoses.

"As bolhas ou vesículas podem aparecer na pele de forma espontânea ou induzida. Na forma espontânea podem ser promovidas por doenças como o pênfigo ('fogo-selvagem') ou por doenças infecciosas, no caso do herpes", completa o médico dermatologista Adriano Almeida.

O surgimento das bolhas é um processo que funciona da seguinte forma: induzido por um processo infeccioso, imunológico ou agressão externa, ocorre um desprendimento das camadas da pele. Enquanto isso, o líquido seroso do conteúdo das bolhas é resultado do extravasamento de soro, que é composto por parte dos componentes sanguíneos.

"Esse extravasamento ocorre devido à ruptura de pequenos vasos da pele ou devido às reações biológicas decorrentes de nosso sistema imunológico", explica Adriano.

Para prevenir o surgimento das bolhas na pele, o dermatologista ressalta a importância de resfriar, no caso das queimaduras, a área atingida com água limpa e fria. Já nos quadros infecciosos, manter-se saudável é a única forma de evitar surtos, enquanto nos imunológicos não há como se prevenir.

Publicidade