Índice deste artigo:

mulher-nariz-entupido

Quem nunca ficou com o nariz entupido durante uma gripe ou um resfriado de inverno? Esse sintoma, bastante comum em períodos de clima frio, geralmente é combatido pelas pessoas com o uso dos descongestionantes nasais, medicamentos que atuam na vasoconstrição, ou seja, contração dos vasos sanguíneos das conchas nasais e dos músculos situados nas paredes dos vasos sanguíneos, aliviando a congestão nasal.

Para compreender a ação dos descongestionantes nasais, antes é preciso falar sobre a cavidade nasal, que corresponde ao segmento da árvore respiratória que se comunica com o meio externo. Ela apresenta estruturas com grande quantidade de vasos sanguíneos, que são as conchas nasais.

Dentro da cavidade nasal, existem estruturas responsáveis pela produção de muco (coriza). Esses vasos das conchas nasais podem sofrer estímulos que podem dilatá-los, assim como aumentar a produção de muco, como exemplo, episódios de infecção ou alergia, o que terá como resultado a obstrução nasal e a coriza abundante.

"Os descongestionantes nasais podem ser utilizados dentro da cavidade nasal (intranasais) ou sistematicamente, quando usados por via oral (comprimidos). Quando usados por via intranasal, têm imediato início de ação, ao passo que, quando usados por via oral, o início de ação geralmente começa com 30 minutos ou mais", explica a médica otorrinolaringologista Cristina Salles.

Conheça mais sobre a ação desse tipo de medicamento e tire algumas dúvidas na entrevista completa com a especialista.

Publicidade