Índice deste artigo:

crianca-dedo-nariz

Como você viu nas últimas semanas no Idmed, o período de inverno é caracterizado pelas doenças respiratórias, que são comuns nessa estação do ano. Porém, engana-se aquele que pensa que esses são os únicos problemas de saúde comuns nessa época do ano. Durante esse período, os sangramentos nasais são bastante frequentes, mas quase nunca preocupam pelo fato de serem facilmente controlados.

A grande maioria (95%) dos sangramentos nasais é iniciada na porção anterior do septo do nariz e apresenta boa evolução. As estatísticas mostram que apenas 10% dos pacientes que têm um sangramento nasal necessitam procurar um pronto-socorro e, desses, apenas 2-8% são encaminhados para a cirurgia para estancar o sangramento. Ou seja, na maior parte dos casos, o sangramento é controlado em casa.

"As hemorragias mais graves geralmente ocorrem em pacientes que apresentam coagulopatias (doenças que alteram a coagulação), que usam medicamentos que alteram a coagulação, nos idosos, que apresentam os vasos sanguíneos mais frágeis e com mais dificuldade em contraírem-se e estancar a hemorragia, e em pacientes que apresentam tumores nasais", explica a médica otorrinolaringologista Francini Pádua.

E por que durante o inverno o nosso nariz fica mais sujeito a apresentar sangramentos? Nesse período, o ar fica mais frio e seco, condições que sãos responsáveis por deixar a mucosa que reveste as narinas mais sensível e, portanto, mais fácil de ser machucada e sangrar.

"No inverno, também aumenta a incidência dos resfriados, das gripes, das rinites e das sinusites, doenças que inflamam a mucosa que reveste o nariz e aumentam a incidência do sangramento nasal nesta época do ano. O ressecamento da mucosa do nariz também aumenta a quantidade de crostas nasais e, na tentativa de removê-las, o paciente pode propiciar um sangramento", completa a médica.

Tire outras dúvidas sobre os sangramentos nasais comuns no inverno.

Publicidade