Índice deste artigo:

homem-boca-aberta

Respirar pela boca é um hábito que pode acometer tanto crianças como adultos. Porém, na infância, o número de queixas e sintomas com relação a esse problema é maior, já que nessa fase algumas causas de obstrução nasal são mais frequentes, como é o caso da hipertrofia das adenoides.

De acordo com a fonoaudióloga Patrícia Junqueira, além da já citada hipertrofia das adenoides, existem outras limitações anatômicas responsáveis pela obstrução nasal, como o desvio do septo e a hipertrofia dos cornetos inferiores, que são estruturas internas do nariz que podem aumentar no caso de quadros de alergia crônicos. No entanto, quadros infecciosos e inflamatórios, como resfriados e rinite alérgica, também podem ocasionar o problema.

"Respirar pela boca é muito prejudicial à saúde. O nariz exerce as funções primordiais de aquecer, umedecer e filtrar o ar que respiramos. Essas são condições básicas de preparo do ar para que se tenha o melhor desempenho pulmonar. Além disso, a respiração nasal adequada é fundamental para um crescimento e desenvolvimento craniofacial e dental harmonioso", ressalta Patrícia.

A respiração pela boca, dentro de um quadro em que a respiração nasal é impedida, nada mais é do que uma adaptação patológica do nosso organismo a essa situação. Porém, quando isso ocorre, os problemas causados podem ser diversos e afetar a qualidade de vida do indivíduo. "Dentre eles, podemos citar as alterações craniofaciais e dentárias, flacidez da musculatura orofacial, alterações no sono e na postura corporal", explica a fonoaudióloga.

Publicidade