Índice deste artigo:

homem-procrastinando

Você é daquelas pessoas que sempre deixam tudo para depois? Saiba que esse comportamento, chamado de procrastinação, é bastante comum e faz parte da nossa natureza humana, pois todos somos biologicamente "programados" para sermos sensíveis aos efeitos imediatos do nosso comportamento.

"É graças a essa sensibilidade que nós e outros seres vivos sobrevivemos ao longo da evolução das espécies. Por exemplo, se pudermos, vamos preferir o chocolate em vez da salada por causa do seu sabor imediato, e a possibilidade de engordar a longo prazo acaba não controlando nosso comportamento", explica a psicóloga Giovana Del Prette.

A especialista destaca ainda que a procrastinação funciona de forma semelhante. Quando alguém deixa de fazer um trabalho ou tarefa, na verdade essa pessoa está escolhendo fazer outras coisas mais agradáveis e que proporcionam um retorno imediato, como é o caso do descanso e da diversão. "Nós procrastinamos nossas tarefas porque elas nos darão retorno só depois e às custas de muito esforço", ressalta.

E a partir de que ponto deixar tudo para depois passa a ser prejudicial? Assim como funciona com outros comportamentos, o critério é sempre o do sofrimento. Se a procrastinação faz o indivíduo ou quem está à sua volta sofrer, por exemplo, há então um problema, inclusive quando há sofrimento de quem se cobra muito.

"Muita gente se culpa por procrastinar, como se fazer tudo na hora certa fosse um dom e, portanto, haveria algo de muito errado com essas pessoas quando elas procrastinam. Mas não é bem assim. Organizar-se, planejar e fazer as obrigações sem deixar para depois são comportamentos difíceis que aprendemos ao longo da vida toda. É uma longa aprendizagem, que visa combater uma tendência natural", afirma Giovana.

Apesar de ser facilmente percebido nas situações cotidianas, o sofrimento causado pela procrastinação muitas vezes pode aparecer tardiamente. Nesse caso, o principal problema é que a pessoa pode sofrer "com juros", ou seja, no futuro ela pode deparar-se com metas não cumpridas, seja no trabalho ou na vida pessoal.

Publicidade