Índice deste artigo:

exames-em-cima-da-mesa-com-caneta

Hoje é comemorado o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita e o objetivo da data, criada em 2007 pela SOBRAC (Sociedade Brasileira das Arritmias Cardíacas), é orientar a população a respeito dos fatores de risco quem envolvem as arritmias cardíacas. O slogan dessa ano é "Não deixe o seu coração sair do ritmo". 

A data tem ainda o objetivo de mobilizar ações para a captação de dados estatísticos/epidemiológicos, fundamentais para subsidiar órgãos competentes para a tomada de decisões que reduzam o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país.

Mas, afinal, o que são as arritmias cardíacas? Segundo o cardiologista e presidente da SOBRAC, Dr. Adalberto Lorga Filho, as arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração. Elas são de vários tipos: taquicardia, quando o coração bate rápido demais; bradicardia, quando as batidas são muito lentas, e casos em que o coração pulsa com irregularidade (descompasso), sendo sua pior consequência a morte súbita cardíaca (MSC).

Publicidade