Índice deste artigo:

babosa-aloe-vera

A natureza sempre foi considerada uma das grandes aliadas do homem. Afinal, é através dela que muitos pesquisadores encontram respostas para algumas mazelas na área da saúde e desenvolvem medicamentos capazes de amenizar sintomas, além de prevenir e tratar em definitivo algumas doenças.

A babosa é um grande exemplo disso. A planta, conhecida por suas propriedades medicinais, tem a capacidade de aliviar o incômodo e tratar a pele em casos de queimaduras. "Isso ocorre devido ao sumo mucilaginoso de suas folhas, que possui atividade cicatrizante, assim como a sua ação antimicrobiana sobre bactérias e fungos", explica o farmacêutico Joelmir Lucena.

Além de ajudar no tratamento de queimaduras, a babosa, também chamada de Aloe vera, é utilizada como laxante natural (látex concentrado por cozimento) e pode ajudar no tratamento de hemorroidas inflamadas, casos de estomatite e até mesmo diabetes.

"A babosa é ainda uma importante aliada na hidratação dos cabelos, pois seus princípios ativos têm propriedades emolientes e hidratantes, fazendo com que ocorra uma menor perda de proteínas dos cabelos", completa Joelmir.

Publicidade