Índice deste artigo:

mulher-no-aeroporto

O final do ano costuma ser uma época de muitas viagens, por conta das festas, do verão e das férias escolares, e por isso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) preparou um guia do viajante, com algumas dicas para você não descuidar da sua saúde.

A primeira dica é, caso você tenha alguma doença preexistente, procurar o seu médico e falar da sua viagem, se há alguma contraindicação ou alguma recomendação médica. Se precisar fazer uso de medicamento sob prescrição médica, obtenha a receita e adquira os medicamentos na quantidade suficiente para todo o período que estiver viajando, pois nem sempre é possível encontrar o medicamento, principalmente se a viagem for para o exterior.

Segundo a Anvisa, alguns países mantêm com o Brasil alguns acordos internacionais recíprocos, que permitem o atendimento de cidadãos brasileiros pelas redes públicas de saúde. Para saber mais sobre o Certificado de Direito de Assistência Médica, acesse http://sna.saude.gov.br/cdam/. Uma dica da Anvisa é ver a possibilidade de fazer um seguro- saúde antes da viagem.

Publicidade