Índice deste artigo:

casal-tomando-sol

O uso de protetor solar, especialmente no verão, época do ano em que muitas pessoas vão à praia, é mais do que essencial e difundido pelos meios de comunicação. Ainda assim, há muitas pessoas que têm dúvidas sobre qual é a melhor forma de utilizar a proteção e o que deve ser levado em consideração ao comprar o produto.

"Deve-se sempre lembrar que os fatores de proteção solar (FPS) devem ficar entre 15 e 30 e o veículo de aplicação, seja ele gel, creme, spray ou loção, deve ser aquele que mais agradar ao usuário", explica o médico dermatologista Valcinir Bedin.

Além de saber escolher um fator de proteção solar adequado, o especialista alerta para o uso de produtos específicos para algumas partes do corpo. É o caso da pele do rosto, mais sensível e mais fina do que a pele do corpo em geral e que exige proteção diferente da do corpo. Nesse caso, pode-se usar um produto para o rosto no corpo, mas nunca o inverso.

"O protetor solar deve ser aplicado inicialmente meia hora antes de se expor ao sol. Depois, se for um dia normal de trabalho, repetir no meio do dia. Se estiver na praia ou na piscina, a cada duas horas deve-se repetir ou sempre que entrar na água", completa Bedin.

Publicidade