Índice deste artigo:

criança-brincando-na-areia

A hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus constituído por RNA, da família Picornavírus, que produz inflamação e necrose, geralmente reversível, do fígado.

A transmissão é orofecal, isto é, de uma pessoa para outra, por água e alimentos contaminados com fezes contendo o vírus. O período de incubação é de cerca de 1 mês e os sintomas, quando surgem, instalam-se entre 15 e 50 dias após a infecção.

E você sabe por que ela é mais comum no verão?

O hepatologista Dr. Alberto Queiroz Farias explica que, nesse período, os hábitos cotidianos mudam durante as viagens de lazer. Coincide também com a habitual falta de água potável em muitas cidades de todo o país, principalmente onde há aglomeração de pessoas, como no litoral. "Nessa época, o consumo de alimentos fora dos padrões de higiene é mais frequente, gerando-se a sequência de eventos que favorece a disseminação do vírus da hepatite A", diz ele.

As crianças são o grupo mais vulnerável e geralmente se entra em contato com o vírus nessa fase da vida. Pessoas que cuidam de doentes ou estão em contato próximo com doentes, pessoas que vivem em grupos fechados (aquartelados, detentos etc.) tendem a adquirir a infecção mais facilmente se não houver cuidados de higiene apropriados. Um fator comum a todas essas situações é o saneamento básico deficiente e a falta de cuidados de higiene. Dentre os comportamentos de risco, destaca-se também a ingestão de alimentos crus, principalmente frutos do mar, o que explica também o porquê dela ser mais comum no verão, época em que as pessoas costumam ir para as praias e consumir mais frutos do mar.

Publicidade