Índice deste artigo:

pernas-varizes-tratamento

A má circulação nas pernas é um problema bastante comum em homens e mulheres, mas que ainda é pouco difundido pela população. No entanto, antes de discutir a ocorrência como um todo, é necessário diferenciar se ela é de origem arterial ou venosa, o que muitas vezes muda a forma de tratamento e os seus sintomas.

"Quando a má circulação é arterial, o sintoma mais comum é a claudicação intermitente, ou seja, dores nas pernas quando o indivíduo anda, principalmente em panturrilhas. Essas dores cessam com o repouso e se repetem quando ele volta a caminhar a mesma distância anterior", explica o médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular Dr. João Antonio Correa.

A má circulação arterial pode progredir para dor em repouso, lesões tróficas isquêmicas e gangrena de dedos do pé ou mesmo de todo o pé ou perna. Esse tipo de afecção acomete indivíduos de idade mais avançada, geralmente acima dos 50 anos, e está relacionado à aterosclerose, ou seja, ocorre a deposição de placas de gorduras na parede das artérias, levando ao seu estreitamento ou à sua obstrução completa. É o que chamamos de Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP).

"Na má circulação venosa, denominada Insuficiência Venosa Crônica, ocorrem as conhecidas varizes de membros inferiores. Essas, além das dores, podem causar cansaço, peso, inchaço, formigamento, coceira e câimbras, que se agravam no período da tarde, principalmente no verão. Nos casos mais graves, podem evoluir com hiperpigmentação, fibrose de pele e mesmo com abertura de úlceras venosas", destaca o Dr. João Antonio.

Quer saber mais sobre má circulação nas pernas? Tire essas e outras das principais dúvidas sobre o tema.

Publicidade