Índice deste artigo:

EletroacupunturaO que é eletroacupuntura?

A eletroacupuntura é mais uma das terapias que têm como base a acupuntura e é aplicada através do uso de aparelhos elétricos que, conectados às agulhas, transmitem estímulos aos pontos de acupuntura.

A corrente elétrica que passa pelo corpo através da agulha produz estímulos elétricos, que substituem as manipulações manuais.

A eletroacupuntura potencializa os efeitos da acupuntura feita com as agulhas. Possui uma ação analgésica mais rápida, em torno de 10 a 20 minutos.

Utiliza na maioria das vezes menor número de agulhas para produzir analgesia.

 

Esse método pode ser usado em que partes do corpo e para qual finalidade?

A eletroacupuntura pode promover tanto analgesia quanto anestesia, enquanto que a estimulação mecânica das agulhas promove apenas analgesia.

Um dos mecanismos mais importantes da analgesia mediada pela eletroacupuntura é a aceleração na liberação de peptídeos opiáceos – no sistema nervoso central –, que interagem com receptores opiáceos na indução de um efeito antinociceptivo, ou seja, que acalmem as dores.

Embora a eletroacupuntura tenha as mesmas indicações que a acupuntura, apresenta excelentes resultados nas síndromes dolorosas miofasciais, nos traumatismos das partes moles, nas neuralgias, nos distúrbios neurovegetativos, em algumas afecções oncológicas, no tratamento da nevralgia e na paralisia dos nervos. Na prática clínica, é muito utilizada no tratamento da ciática, nevralgia de trigêmeos, paralisia facial, cefaleia, dor de dente e de LER – Lesões por Esforço Repetitivo.

 

Publicidade