Índice deste artigo:

garoto-mostrando-lingua

Você sabia que a partir de uma análise criteriosa da sua língua é possível saber como está a sua saúde? É isso mesmo. Segundo a psicóloga e acupunturista Patrícia Maurys, a base da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) está na observação dos sinais e sintomas do paciente, uma vez que eles refletem as condições dos sistemas internos.

Segundo ela, para conhecer o interior, é preciso observar o exterior. Essa é uma das premissas da MTC, que relaciona a boa saúde com equilíbrio entre o Yin e o Yang. "Quando há desequilíbrio entre essas energias, há manifestações através de pequenos sinais no corpo humano e, apesar de sutis, são sinais totalmente passíveis de observação. Numa linguagem mais simplificada, podemos dizer que cada pedacinho do indivíduo fala do indivíduo como um todo", explica ela.

Assim são os microssistemas e, segundo Patrícia, a língua é considerada como tal, pois apresenta correspondência com as diversas partes do corpo humano, refletindo seu estado geral de saúde. Antigos textos chineses, datados de mais de dois mil anos, já afirmavam a existência da relação entre o aspecto da língua e o estado patológico.

O estudo das modificações no aspecto da língua permitiu atribuir-lhe uma topografia particular. Segundo a teoria dos Cinco Movimentos, o ápice da língua representa o sistema do coração e bem próximo ao ápice, o pulmão. Já a região central da língua é representada pelos sistemas estômago e baço. Em sua raiz, encontram-se os rins e em suas bordas situam-se fígado e vesícula biliar. Dessa forma, pela análise da língua, é possível identificar a situação energética de cada sistema do corpo humano.

Publicidade