Índice deste artigo:

maos-massagem

Quem nunca desejou receber uma boa massagem depois de um dia cansativo e estressante no trabalho? A prática dessa atividade, que por muito tempo teve os seus benefícios relacionados apenas aos praticantes de esportes, também pode trazer inúmeras vantagens para pessoas comuns, sejam elas atletas ou não.

"Os principais efeitos da massagem são relaxamento profundo do paciente, alívio das tensões musculares e diminuição da dor, favorecendo a circulação. Ela promove também o aumento da irrigação sanguínea local, diminuição da inflamação e diminuição do edema (inchaço), melhorando a circulação sanguínea e proporcionando um conforto geral, além de aumentar a sensação de bem-estar, entre tantos outros benefícios", descreve a fisioterapeuta Beatriz Calil.

Apesar de estar relacionada, em alguns casos, à redução de medidas, a técnica da massagem manual não é a conduta mais indicada para essa finalidade. Porém, ela pode ser coadjuvante em um tratamento que deve incluir uma dieta orientada por profissionais (médicos e nutricionistas) e exercícios físicos regulares.

Publicidade