Índice deste artigo:

medica-aconselhamento-genetico

No mês de maio, a atriz Angelina Jolie anunciou publicamente que optou por fazer uma dupla mastectomia preventiva para reduzir o seu risco elevado de ter um câncer de mama. Segundo ela, a decisão veio após a realização de um teste genético, o que reacendeu as discussões na comunidade médica a respeito da importância do aconselhamento genético.

"O aconselhamento genético é o processo pelo qual os pacientes ou parentes em risco de uma doença, que pode ter etiologia hereditária, recebem orientação das consequências dessa enfermidade, das probabilidades de desenvolvê-la ou de transmiti-la, bem como das maneiras pelas quais ela pode ser prevenida, evitada ou tratada", explica Júlio César Loguercio, médico especialista em genética médica.

Ainda segundo ele, outra forma de enxergar o aconselhamento genético é como um processo educacional que objetiva assistir o paciente, sua família e seus parentes em risco, e fazer que compreendam a natureza de sua enfermidade genética, sua forma de transmissão e as opções disponíveis de tratamento e planejamento familiar.

Publicidade